Bowling

Explicamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre esta grande atividade que é o Bowling!

Escolher a bola certa

Obedecendo a cálculos feitos a partir do peso de cada jogador, o praticante de Bowling terá uma bola com peso suportável e fácil para jogar. A escolha da bola com peso certo e com a medida exata dos furos para a sua mão, são fatores decisivos para uma grande performance na prática do Bowling.

Postura

A posição dos pés é um importante fator para o impulso inicial. O jogador destro deve posicionar-se com o pé esquerdo um pouco a frente do pé direito (canhoto o inverso). Os joelhos devem estar flexionados, com o corpo um tanto inclinado para frente, para facilitar a caminhada.

Posição de Saida

Da posição de saída, trace uma linha recta imaginária em direcção ao PINO 1 e encontrará a seta correspondente. Faça a bola passar por cima da referida seta, e atingirá o objectivo com maior precisão. A bola deve ser lançada além da linha, um pouco rente à pista. Não se deve jogar a bola alta.

Pistas Oleadas

No nosso Bowling Caldas, é aplicada diariamente uma fina camada de óleo nas pistas a partir da linha de falta em direcção aos pinos. A função do óleo é muito importante. Atua como conservante das pistas, e também das bolas, além de proporcionar reais condições técnicas para os que jogam com efeito. Sendo assim, é muito importante não ultrapassar a linha de falta.

Pontuação

Cada partida é composta por 10 jogadas, onde o objectivo é derrubar os 10 pinos em duas tentativas. Se conseguir derrubar os 10 pinos na primeira tentativa, consegue-se um STRIKE (X). A vantagem é que se soma 10 pontos mais o DOBRO da pontuação que se obtém nas duas bolas seguintes. Quando se consegue derrubar os 10 pinos na segunda tentativa, obtém-se um SPARE (/).